Skip to main content
COVID-19:

Leasing Imobiliário

Adequado aos seus investimentos imobiliários.

Leasing Imobiliário

Adequado aos seus investimentos imobiliários

Financiamento em que o locador cede ao locatário (cliente) o direito de utilização de um determinado bem imóvel, durante um período de tempo pré-determinado, em contrapartida do pagamento de uma renda.

No final do contrato o locatário (cliente) tem a opção de compra do bem mediante o pagamento do valor residual (definido contratualmente).

 

Espaços à medida do seu negócio

No contrato de Leasing Imobiliário é possível enquadrar o financiamento de:

 

  • Imóveis já construídos

    Nomeadamente edifícios ou frações para comércio, indústria ou serviço (ex: hotéis, parques industriais, armazéns, escritórios, hospitais, clínicas, consultórios, espaços comerciais) e, se necessário, obras de beneficiação ou adaptação;

  • Terrenos e respetiva construção de imóvel

    Por exemplo, parques industriais.

Vantagens

  • Financiamento a médio/longo prazo para o investimento pretendido, até ao limite da avaliação.
  • Ausência de custos com hipoteca.
  • Possibilidade de inclusão do IMT (Imposto Municipal sobre a Transmissão Onerosa de Imóveis) e outras despesas (notariais / conservatórias, avaliação) no valor global do financiamento, caso a avaliação do imóvel o permita.
  • Flexibilidade na tipologia do regime de rendas, de acordo com a atividade da sua empresa.
  • Possibilidade de cessão de posição contratual sem haver lugar ao pagamento do IMT (Imposto Municipal sobre a Transmissão Onerosa de Imóveis).
  • Possibilidade de sublocação do imóvel a uma terceira entidade.
  • Compatibilidade com sistemas de incentivos do Estado e incentivos comunitários.
  • Isenção do Imposto do Selo sobre os juros e abertura de crédito.
  • Isenção do pagamento de IMT (Imposto Municipal sobre a Transmissão Onerosa de Imóveis) na transmissão final de propriedade.

Características

Valor total a financiar não poderá ultrapassar o valor da avaliação.

Pode variar entre 5 e 20 anos.

Juros pagos de forma antecipada e postecipada.

Fixa ou variável.

Euribor Anual.

Juros incorporados nas rendas cobradas ao cliente, de acordo com a periodicidade contratada.

Pode variar entre 2% e 10%.

Todos os particulares e empresas, independentemente da sua forma jurídica (sociedades anónimas, sociedades por quotas, setor público estatal, autarquias, instituições utilidade pública, empresários em nome individual, profissões liberais, particulares).

Possibilidade de efetuar a cessão de posição entre o antigo e o novo locatário. Os direitos e obrigações do contrato são integralmente transferidos do 1º para o 2º, tendo o novobanco de dar o seu acordo prévio.

Pode haver lugar à sublocação, figura jurídica para autorizar contratualmente que o locatário possa locar o imóvel objeto do contrato de locação financeira a uma terceira entidade. O locatário pode optar pela aquisição do imóvel (amortização total do contrato) antes do termo do contrato, desde que se verifiquem as condições previstas no contrato de locação financeira.

Permite amortizações extraordinárias de capital, durante a vigência do contrato. Permite também optar pela aquisição do bem locado antes do termo do contrato de acordo com as condições previstas no contrato de locação financeira.