Skip to main content
COVID-19:
     A importância da Poupança

A importância da Poupança

A 31 de outubro celebra-se o Dia Mundial da Poupança, um dia para relembrar a relevância da poupança para o investimento privado e para o crescimento económico, e a sua importância perante o desconhecimento do impacto económico, do aumento da esperança média de vida e do envelhecimento da população nas próximas décadas.

Esse dia tem um papel igualmente importante em alertar-nos quanto à necessidade de disciplina na hora de gastar e poupar. É imperativo manter esta tendência positiva na taxa de poupança, criando hábitos sustentáveis nesse sentido.

No ciclo de vida, o padrão de poupança vai-se alterando de acordo com o rendimento disponível e as necessidades/objetivos ao longo do mesmo. Infelizmente, no atual cenário de Pandemia, perder parte ou todo o rendimento disponível é uma realidade presente.

Por isso, de forma a conseguirmos cumprir com os nossos objetivos e, se necessário, lidar com um imprevisto, recorrendo ao nosso Fundo de Emergência, devemos começar a encarar a poupança como uma despesa, tão importante como qualquer outra, tornando-a a nossa primeira despesa do mês.

Ser regular a poupar

Na hora de poupar, o senso comum diz-nos que uma poupança pequena, mas regular, custa muito menos. Assim, apesar de existirem várias opções na hora de poupar, foquemo-nos na poupança progressiva de pequenos montantes:

  • É possível programar a poupança regular através de entregas mensais de montante fixo, de acordo com um objetivo pré-definido;
  • Podemos optar pelo arredondamento de alguns débitos na nossa conta (compras, transferências, débitos diretos, prestação de CH.), cujo valor pode ser transferido para uma conta poupança;
  • Ou simplesmente optar por uma ordem permanente de transferência da nossa conta à ordem para a conta poupança associada, na qual definimos o montante e o dia da transferência.

Além das sugestões apresentadas, de forma generalista, é aconselhado que se comece com um valor pequeno que possamos colocar de lado numa base semanal, quinzenal ou mensal. O que importa é que poupemos ao nosso próprio ritmo, de acordo com a nossa situação financeira, de forma realista, perante as nossas responsabilidades, e comprometida com os nossos objetivos futuros.

Educar a poupar para o futuro

É decisivo ensinar a importância do dinheiro e da poupança às crianças. Tendo em mente que as crianças aprendem pelo exemplo, há que manter a coerência entre aquilo que lhes ensinamos e o que praticamos. É por isso fundamental demonstrar comportamentos financeiros responsáveis no dia a dia, que podem incluir a existência de um orçamento familiar, a criação do já referido Fundo de Emergência e a preocupação na poupança regular. Um método prático, sobejamente conhecido, que nos ajudará a explicar-lhes o tema da poupança é o método Gastar, Poupar e Ajudar.

Resumidamente, consiste em ter 3 mealheiros com diferentes objetivos. Um para as despesas imediatas e necessárias, outro para as despesas no futuro, que poderão estar relacionadas com algum objetivo concreto, e o último para, desde de pequeninos, começarem a aprender a ser solidários com o próximo.

Online, por telefone ou no Balcão

Pode começar já a poupar. A escolha é sua.

Online

Através do Novobanco Online ou App

Telefone

Fale connosco

Presencialmente

Escolha o Balcão mais conveniente.

Outras opções de poupança

Micropoupança
Micropoupança

Micropoupança

Subscrição online
Poupe com a naturalidade com que respira.

Conta Rendimento Trimestral
Conta Rendimento Trimestral

Conta Rendimento Trimestral

Subscrição online

Pagamento de juros trimestral.

Conta Poupança Programada
Conta Poupança Programada

Conta Poupança Programada

Subscrição online
Poupe ao seu ritmo.

Conta Poupança Reformado
Conta Poupança Reformado

Conta Poupança Reformado

Poupe para a sua reforma.

Temas relacionados