DMIF

O relatório abaixo apresenta a apreciação realizada pelo NOVO BANCO dos Açores sobre a aplicação da sua Política de Melhor Execução na Receção e Transmissão de Ordens para as principais categorias de Instrumentos Financeiros e para as cinco Plataformas de Negociação mais representativas em termos de volume de ordens (nos termos do n.º 6 do Artigo 27.º da Diretiva 2014/65/UE do Parlamento Europeu e do Conselho, relativa aos Mercados e Instrumentos Financeiros (DMIF II)).
O NOVO BANCO dos Açores (NBA), e os seus parceiros ou contrapartes, asseguraram as condições definidas para a execução de ordens de clientes durante o ano 2019.
Este Relatório aplica-se aos serviços de Receção e Transmissão de Ordens (RTO) de clientes Profissionais e Não Profissionais (de acordo com as definições da DMIF II), excluindo os clientes classificados como Contrapartes Elegíveis.

O NBA tem processos de avaliação da aplicação da Política de Melhor Execução e da avaliação e monitorização das estruturas de negociação usadas. Não foram detetados quaisquer ligações estreitas ou conflitos de interesse com as estruturas de negociação ou com os corretores usados. Durante o ano 2019 não houve alteração nas plataformas de execução incluídas na política de execução de ordens do NBA. Para as plataformas de execução utilizadas não existem acordos específicos relativamente a pagamentos efetuados ou recebidos, descontos, abatimentos ou benefícios não monetários recebidos..

 

Descrição das condições aplicadas à Receção e Transmissão de Ordens

Ações

O NBA recebe e transmite ordens sobre Ações instruídas por clientes Não Profissionais ou Profissionais, aplicando o mesmo tratamento, efetuando todas diligências para obter a melhor execução possível.
Na Receção e Transmissão de Ordens (RTO) de Ações, o NOVO BANCO dos Açores transmite as ordens de acordo com a Política de Melhor Execução definida, privilegiando os seguintes fatores, por ordem decrescente de importância:

  1. Preço;

  2. Probabilidade de execução e liquidação;

  3. Rapidez de execução;

  4. Custos;

  5. Volume ou natureza da ordem.

Para as ordens recebidas dos clientes relativas a um conjunto de Ações pertencentes aos principais índices da Euronext Lisboa, são usados processos de transmissão de ordens imediata, sequencial e não agregada.

No caso concreto de ordens com Ações, o NBA envia as ordens preferencialmente para mercados organizados (bolsas). O NOVO BANCO dos Açores não é membro de nenhum mercado organizado, por isso, as ordens são enviadas para um conjunto de corretores selecionados. Os corretores são selecionados tendo em conta os seus processos e mecanismos internos, alinhados com a Política de Melhor Execução do NBA, e seu acesso direto ao mercado preferencial de cada instrumento financeiro negociado.

 

Principais plataformas de Receção e Transmissão de Ordens, por Tipo de Instrumento:

 

Clientes Profissionais

+

No ano 2019 não se verificam transmissão de ordens por clientes Profissionais.


Clientes Não Profissionais

+

Ações e Certificados de Depósito

Notificação se <1 a média de operações por dia útil no ano: SIM


Cinco principais plataformas de execução em termos de volume de negociação (por ordem decrescente) Proporção do volume negociado expressa em percentagem do total nessa categoria Proporção das ordens executadas expressa em percentagem do total nessa categoria
Haitong Bank, SA - GDI8P8WHFH4PS5YTU851 98,8% 96,3%
Intermoney Valores, S.V., S.A. - 529900GS9BX04BZ5JP94 1,2% 3,7%


No ano 2019 não se verificaram:

- transmissão de ordens através das plataformas Pershing LLC nem Interactive Brokers LLC;
- transmissão de ordens relativas a outras categorias de instrumentos.

Poderá consultar o texto integral do relatório, aqui.